O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Grupos São Gonçalo e Nosso Senhor do Bonfim se apresentam durante atividades do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia

As apresentações aconteceram nos dias 15 e 16 de janeiro
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Nosso Senhor do Bomfim” Filhos de Cananeia se apresentaram para cerca de 100 alunos do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia, que visitaram a cidade entre os dias 14 e 18 de janeiro, oriundos das cidades de Cotia, Paraibuna e Cássia dos Coqueiros, interior do Estado de São Paulo.
No dia 15, terça-feira, às 20h00, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, foi a vez da apresentação de dança e música do Grupo São Gonçalo, que mostrou um pouco da cultura caiçara com explicação sobre o fandango local e suas características e apresentações de música e dança de São Gonçalo, Batido, Queromana, Cana Verde, Graciosa e baile de fandango, além de distribuir alguns exemplares do Livro Histórias e Lendas caiçaras de Cananéia, de Amir Oliveira, para alunos que respondessem corretamente a perguntas sobre a cidade.
Já no dia 16, quarta-feira, às 19h00, na Escola Municipal de ensino Fundamental “Professor Alziro Bastos dos Santos”, foi a vez do Grupo de Capoeira, que apresentou um pouco da cultura afro-brasileira, com roda de capoeira.
O Programa Turismo do Saber – Interior na Praia é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios litorâneos do Estado, que recebem alunos do interior em escolas públicas locais, com o objetivo de propagar a cultura e as belezas paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário