O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Grupo São Gonçalo participa de Reiada

Por Amir Oliveira Garcia Filho
No último dia seis de janeiro, domingo, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, foi realizada a apresentação de encerramento do Ciclo Natalino, com o Grupo de Reiada do Acaraú e apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, oportunizando a todos os presentes, entre munícipes e turistas, observar como uma cultura deve ser conservada. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, dentro da programação de verão.
A Reiada, também chamada de Folia dos Santos Reis, é um folguedo de cunho religioso, católico, e se desenvolve entre o Natal e o Dia de Reis, seis de janeiro, buscando reproduzir a viagem dos Reis Magos a Belém, por ocasião do nascimento de Cristo e parece ter sido introduzida no Brasil com elementos de catequese.
Hoje os componentes da Folia saem à noite, e casa em casa, para cantar diante de oratórios e presépios, onde a Reiada esmola para a Festa de Reis.
Geralmente canta-se três vezes em cada casa, sendo um canto de chegada, um de adoração e um de despedida.
Os versos falam do nascimento de Cristo, o mestre da Reiada, que puxa os versos, é acompanhado de rabeca e violas, seguido pelo tenor, que é acompanhado de cavaquinho, caixa de folia e triângulo. O tipe completa a voz masculina sobreaguda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário