O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Romaria do Divino Espírito Santo

Por Amir Oliveira


Segundo Teófilo Braga a Festa do Divino é Tradição germânica e foi introduzida em Portugal pela Rainha Isabel, esposa do Rei Dom Denis, no século XIII. No litoral sul e norte do Paraná diz a tradição que a três de maio as Bandeiras com a efígie do Divino (uma Pomba Branca) partiam em canoa para todas as comunidades do lugar. As pessoas que acompanhavam eram chamadas de tripulantes do Divino e portadores das Bandeiras. A Bandeira do divino é de fundo vermelho, seu mastro encimado por uma Pomba de madeira enfeitada de fitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário