O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O Folclore

Por Amir Oliveira Garcia Filho
No dia 22 de agosto, mitos e lendas integram as linguagens e literaturas folcloristas. Lendas indicam a estória de vida dos Santos e de homens e mulheres consagrados nas diversas religiões. As lendas da Grécia e Roma foram assim denominadas porque se referiam a deuses e heróis. Mito, como relato narrativo sempre se referiam a seres que existiam na ordem sobrenatural, crendice popular. Ex.: Saci, Currupira, Iara, Lobisomem e outros. Uma ação do Grupo São Gonçalo e da Rua do Artesão em homenagem ao artesão e à namoradeira na janela, essa foi mais uma obra de arte que ficou na Rua do Artesão.
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” Valorize a cultura caiçara!


Nenhum comentário:

Postar um comentário