O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Conto de Cananéia

Projeto de aluno da Escola Superior de Propaganda e Marketing apresenta estudo sobre a cultura local
Por Amir Oliveira Garcia Filho
O Projeto “Conto de Cananéia” do aluno de Design da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Felipe da Costa Castellaria, apresentado no último dia 21 de maio, teve como objetivos valorizar o turismo de base comunitária e a cultura tradicional de Cananéia. Na data da apresentação os artesãos José Fermino Marques, membro da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia e Amir Oliveira Garcia Filho, membro do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, participaram de intercâmbio com os alunos da graduação da ESPM. Conforme depoimento da professora de Designer, Claudia Weber, o Projeto “Conto de Cananéia” é a possibilidade da cidade de Cananéia mostrar seus encantos com esses lindos fatos retratados pelo aluno, fortalecendo o turismo de base comunitária e a cultura tradicional. Para a aluna Julia Daher Marques essa é a possibilidade de Cananéia mostrar sua cultura e servir de base e orientação para outros alunos. O resultado do intercâmbio foi a construção do conhecimento e a ampliação de parcerias com outros alunos da ESPM, o papel mais importante da ACUCA e do São Gonçalo, sempre foi valorizar e divulgar a cultura caiçara de Cananéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário