O Grupo de dança, tocadores de fandango e mestres artesãos de Cananéia tem como objetivo promover a cultura caiçara local.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
O Grupo já participou de eventos nos seguintes lugares: Revlando São Paulo, Revelando Vale do Ribeira, SESC Itaquera, SESC Santos, SESC Pompeia, Mercado Paulista Solidário, Centro Cultural Plínio Marcos (Ilha Comprida/SP), II Festa de Violeiros de Votorantim/SP, Escolas da Rede Pública de Cananéia/SP, Festa Caiçara de Paranaguá/PR, Encontro de Fandango de Guaraqueçaba/PR, Festa do Livro em Paraty/RJ, Festa Caiçara de Peruíbe/SP e no Projeto Olhares Caiçaras.
Atualmente realiza Oficinas de Fandango com ensaios às quartas-feiras, das 19h00 às 20h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Grupo São Gonçalo realiza apresentações em São Sebastião, Ilha Comprida e Cananéia
As ações ocorreram nos meses de abril e maio
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou nas cidades de São Sebastião, Ilha Comprida e Cananéia, incluindo apresentações de dança e palestras sobre a cultura tradicional caiçara nos meses de abril e maio, com o objetivo de promover a geração de renda entre os integrantes do Grupo.
No dia 29 de abril, domingo, foi realizada apresentação de dança e palestra sobre o manejo da caixeta durante o evento IV Caiçararte, na cidade de São Sebastião. O evento contou com apresentações de Folia de Reis, MPB, chorinho, capoeira, puxada de rede e música regional, além de divulgação da cultura de confecção de farinha de mandioca. Segundo Amir Oliveira, integrante do Grupo São Gonçalo, os restaurantes do evento, eram parceiros dos projetos executados e serviam pratos tradicionais à base de farinha, frutos do mar e banana. Amir informou, ainda, que ocorreu o Seminário sobre caixeta, taboa, produção de canos voga (canoa de um tronco só), panela de barro, trançado em cipó (Imbé e Timbopeva), de onde saíram representantes sobre manejo para a Rio +20, a ser realizada em junho, no Rio de Janeiro.
Já no dia seguinte, 30 de abril, segunda-feira, o Grupo se apresentou no Respect, evento cultural realizado na Ilha Comprida.
Por fim, entre os dias quatro e nove de maio foram realizadas apresentações de dança e palestra sobre o Fandango Tradicional Caiçara para cerca de 300 alunos do Colégio Santa Cruz da cidade de São Paulo, em parceria com a Agência Ambiental, no Hotel Golfinho Plaza, em Cananéia, das 20h30 às 22h00.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Grupo de Fandango São Gonçalo e ACUCA realizam Malhação de Judas
A manifestação ocorreu no Sábado de Aleluia e distribui balas para as crianças participantes
A ACUCA – Associação de Cultura Caiçara de Cananéia e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizaram no último dia sete de março, Sábado de Aleluia, às 11h00, no Palco Central da Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão, a tradicional manifestação de Malhação de Judas, com a participação de cerca de 50 crianças.
Este ano o Judas malhado foi o senador Demóstenes Torres, da máfia do caça-níquel, sendo que o boneco estava recheado de balas doadas pelo comércio e colaboradores locais.
Ao final da atividade, mais balas foram distribuídas aos presentes.
A ACUCA – Associação de Cultura Caiçara de Cananéia e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizaram no último dia sete de março, Sábado de Aleluia, às 11h00, no Palco Central da Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão, a tradicional manifestação de Malhação de Judas, com a participação de cerca de 50 crianças.
Este ano o Judas malhado foi o senador Demóstenes Torres, da máfia do caça-níquel, sendo que o boneco estava recheado de balas doadas pelo comércio e colaboradores locais.
Ao final da atividade, mais balas foram distribuídas aos presentes.
terça-feira, 3 de abril de 2012
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Ponto de Cultura finaliza Programa Puxirão
Grupo São Gonçalo faz parte das ações
Fernando Oliveira e Natália Latansio
O Ponto de Cultura “Caiçaras” está finalizando o projeto "Programa Puxirão" que busca fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, garantindo, assim, a valorização e a transmissão desse patrimônio cultural imaterial no município Cananéia.
As últimas gravações do curta metragem "Causos e aventuras: o retorno da cantoria caiçara" foram realizada no dia quatro de fevereiro, sábado, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão, com a participação dos grupos Violas de Ouro de São Paulo Bagre, Fandango Batido São Gonçalo, que participou da filmagem da última cena e das gravações para o CD e, também, de fandangueiros e fandangueiras do município.
Para além do filme, a equipe segue firme pra finalizar um livro de histórias em quadrinhos sobre a cultura e o fandango caiçara, um SMD (Semi Metal Disc) com gravações de músicas inéditas (e ao vivo!!!) de todos os grupos de fandango da nossa cidade e também de um portal web dedicado única e exclusivamente para divulgar os trabalhos de todos os fandangueiros cananeenses.
Vale ressaltar que esse programa é financiado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do edital de seleção de projetos técnicos n° 001/2009 “Apoio e fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial”.
Informações: (13) 3851-3959 - contato@matimperere.com.br
SINOPSE
Téo, Janjão, Rosinha e Armando correm para realizar uma pesquisa escolar sobre o fandango caiçara. Entre idas e vindas encontram grande resistência dos antigos fandangueiros que não querem mais falar sobre essa tradição. Afirmam eles que o fandango não existe mais, pois sumiram todos os instrumentos musicais e com isso se perderam também todas as músicas, danças e ritmos típicos da cultura caiçara...
Esse estranho acontecimento é o pano de fundo para a aventura vivida por essas crianças nas terras e águas de Cananéia, um pequeno município localizado no litoral sul do Estado de São Paulo. Vivenciando as belezas naturais, culturais e históricas dessa cidade, as crianças decidem encontrar os instrumentos musicais perdidos e aos poucos descobrem diferentes lendas, histórias e causos relacionados ao fandango caiçara.
Eis aí o segredo para o reaparecimento dos instrumentos musicais, ou seja, a contação de causos que estão guardados na memória dos antigos e que precisam ser repassados de geração em geração para manter vivo o saber-fazer caiçara por muitos e muitos anos adiante...
A cada nova aventura, um novo causo. E a cada novo causo reaparecem os instrumentos musicais...
Realização:
Ponto de Cultura “Caiçaras”/IPeC- Instituto de Pesquisas Cananéia
Parceiros:
Coletivo Jovem Caiçara
Sala Verde Cananéia
Matimpererê Empório Cultural
Escunas Lagamar
Apoio:
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
SEC - Secretaria de Estado da Cultura
MinC - Ministério da Cultura
Fernando Oliveira e Natália Latansio
O Ponto de Cultura “Caiçaras” está finalizando o projeto "Programa Puxirão" que busca fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, garantindo, assim, a valorização e a transmissão desse patrimônio cultural imaterial no município Cananéia.
As últimas gravações do curta metragem "Causos e aventuras: o retorno da cantoria caiçara" foram realizada no dia quatro de fevereiro, sábado, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão, com a participação dos grupos Violas de Ouro de São Paulo Bagre, Fandango Batido São Gonçalo, que participou da filmagem da última cena e das gravações para o CD e, também, de fandangueiros e fandangueiras do município.
Para além do filme, a equipe segue firme pra finalizar um livro de histórias em quadrinhos sobre a cultura e o fandango caiçara, um SMD (Semi Metal Disc) com gravações de músicas inéditas (e ao vivo!!!) de todos os grupos de fandango da nossa cidade e também de um portal web dedicado única e exclusivamente para divulgar os trabalhos de todos os fandangueiros cananeenses.
Vale ressaltar que esse programa é financiado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do edital de seleção de projetos técnicos n° 001/2009 “Apoio e fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial”.
Informações: (13) 3851-3959 - contato@matimperere.com.br
SINOPSE
Téo, Janjão, Rosinha e Armando correm para realizar uma pesquisa escolar sobre o fandango caiçara. Entre idas e vindas encontram grande resistência dos antigos fandangueiros que não querem mais falar sobre essa tradição. Afirmam eles que o fandango não existe mais, pois sumiram todos os instrumentos musicais e com isso se perderam também todas as músicas, danças e ritmos típicos da cultura caiçara...
Esse estranho acontecimento é o pano de fundo para a aventura vivida por essas crianças nas terras e águas de Cananéia, um pequeno município localizado no litoral sul do Estado de São Paulo. Vivenciando as belezas naturais, culturais e históricas dessa cidade, as crianças decidem encontrar os instrumentos musicais perdidos e aos poucos descobrem diferentes lendas, histórias e causos relacionados ao fandango caiçara.
Eis aí o segredo para o reaparecimento dos instrumentos musicais, ou seja, a contação de causos que estão guardados na memória dos antigos e que precisam ser repassados de geração em geração para manter vivo o saber-fazer caiçara por muitos e muitos anos adiante...
A cada nova aventura, um novo causo. E a cada novo causo reaparecem os instrumentos musicais...
Realização:
Ponto de Cultura “Caiçaras”/IPeC- Instituto de Pesquisas Cananéia
Parceiros:
Coletivo Jovem Caiçara
Sala Verde Cananéia
Matimpererê Empório Cultural
Escunas Lagamar
Apoio:
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
SEC - Secretaria de Estado da Cultura
MinC - Ministério da Cultura
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Grupo São Gonçalo se apresenta em São Vicente
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou no último dia 23 de dezembro, sexta-feira, às 14h30, no Palco do Quebramar, no Bairro da Biquinha, na cidade de São Vicente.
Cerca de 150 pessoas assistiram à apresentação, que objetivou a divulgação do grupo e da cultura caiçara e que teve o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de São Vicente.
Em contrapartida Cananéia foi homenageada com um painel no espaço de visitação do local, contendo a imagem da Igreja Matriz de São João Batista.
Apresentação em Cananéia
No último dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, no Palco da Rua do Artesão, na Praça Theodolina Gomes, o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou para cerca de 90 alunos do Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo, dentro do Programa Turismo do Saber.
Cerca de 150 pessoas assistiram à apresentação, que objetivou a divulgação do grupo e da cultura caiçara e que teve o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de São Vicente.
Em contrapartida Cananéia foi homenageada com um painel no espaço de visitação do local, contendo a imagem da Igreja Matriz de São João Batista.
Apresentação em Cananéia
No último dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, no Palco da Rua do Artesão, na Praça Theodolina Gomes, o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou para cerca de 90 alunos do Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo, dentro do Programa Turismo do Saber.
Grupo São Gonçalo presente na Rua do Artesão
Por Amir Oliveira
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo objetiva trabalhar com a cultura caiçara, a dança de São Gonçalo, Anu, Cana-verde, Chamarrita, Dom-dom, Andorinha, sempre com o foco no Fandango Batido com tamancos.
Recentemente foi pintado um painel representando um casal de batedores de tamancos em assoalho de madeira, esse painel encontra-se na Rua do Artesão, com o objetivo de divulgação da cultura do Batido em assoalho de madeira.
O Grupo se disponibiliza para cantadores e apresentações em eventos religiosos, culturais e sociais.
www.gruposaogoncalo.blogspot.com
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo objetiva trabalhar com a cultura caiçara, a dança de São Gonçalo, Anu, Cana-verde, Chamarrita, Dom-dom, Andorinha, sempre com o foco no Fandango Batido com tamancos.
Recentemente foi pintado um painel representando um casal de batedores de tamancos em assoalho de madeira, esse painel encontra-se na Rua do Artesão, com o objetivo de divulgação da cultura do Batido em assoalho de madeira.
O Grupo se disponibiliza para cantadores e apresentações em eventos religiosos, culturais e sociais.
www.gruposaogoncalo.blogspot.com
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Projeto A vivência da Cultura Tradicional Caiçara – Turismo de Base comunitária
Rede de Produtos Culturais
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo é um dos apoiados pelo projeto Economia Viva, patrocinado pelo MINC – Ministério da Cultura, que objetiva desenvolver o turismo comunitário em Cananéia.
O Grupo São Gonçalo busca, junto ao Projeto, conservar a cultura tradicional caiçara em madeira certificada (madeira de plano de manejo), sendo que as oficinas para difusão dessa cultura são realizadas sob a orientação de Amir Oliveira e Rodolfo Vidal, junto a jovens interessados, todas as segundas e terças-feiras, das 19h00 às 20h00, no Morro São João.
No momento, o artesanato produzido tem sido a viola caiçara em miniatura, lembrando que em reunião do grupo, foi definido que a produção das oficinas seria vendida em apresentações culturais e na Rua do Artesão, no Quiosque Caiçara.
Vale ressaltar que o foco principal é possuir mais um produto para a possibilidade de gerar renda e valorizar a cultura tradicional local, com a descoberta de novos artesãos.
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo é um dos apoiados pelo projeto Economia Viva, patrocinado pelo MINC – Ministério da Cultura, que objetiva desenvolver o turismo comunitário em Cananéia.
O Grupo São Gonçalo busca, junto ao Projeto, conservar a cultura tradicional caiçara em madeira certificada (madeira de plano de manejo), sendo que as oficinas para difusão dessa cultura são realizadas sob a orientação de Amir Oliveira e Rodolfo Vidal, junto a jovens interessados, todas as segundas e terças-feiras, das 19h00 às 20h00, no Morro São João.
No momento, o artesanato produzido tem sido a viola caiçara em miniatura, lembrando que em reunião do grupo, foi definido que a produção das oficinas seria vendida em apresentações culturais e na Rua do Artesão, no Quiosque Caiçara.
Vale ressaltar que o foco principal é possuir mais um produto para a possibilidade de gerar renda e valorizar a cultura tradicional local, com a descoberta de novos artesãos.
Assinar:
Postagens (Atom)

